[Avaliação] Calvin e Haroldo: E Foi Assim Que Tudo Começou

>> domingo, dezembro 2

Estou a tempos estou para escrever esse textinho sobre o novo album da Conrad, Calvin e Haroldo: E Foi Assim Que Tudo Começou, então vamos lá.

Primeiramente vamos falar do trabalho realizado pela Conrad. Quando eles anunciaram que iriam lançar o The Complete Calvin and Hobbes (Livro gringo com todas as tiras da dupla, em ordem cronológica), eu fiquei animadão, claro que não esperava que fosse na mesma qualidade do original (pois ninguém teria grana para pagar), mas esperava um tratamento melhor. Começando com o lançamento do primeiro, Calvin e Haroldo: O Mundo é Mágico, eles lançaram as ultimas tiras ao invés das primeiras, e ainda cagaram na tradução justamente da ultima tira, agora nesse livro eles lançam as primeiras tiras (que é o que eles deviam ter feito de inicio), mas o formato do exemplar é totalmente diferente do outro.

Porra!

Lançou em um formato no inicio, tem que manter ele até o fim, eu queria minha coleção ali bonitinha na estante no mesmo formato e eles fazem isso pó! A Conrad pelo visto ta indo de mal a pior, depois que uma parte da editora se separou para formar a Futuro Comunicação (que mais pra frente se tornou a Pixel) o negócio ta degringolando. Basta você ver o tratamento porco que os mangás vem recebendo, como One Piece que está toda hora atrasado, e nas edições impares ao invés de eles colocarem o capitulo inteiro eles cortam na metade e continuam na edição seguinte. Parece que a banda boa foi à que deixou a editora.

Agora a parte mais amena dessa avaliação: a história. Cara, que coisa bacana ver a evolução do Bill Waterson como desenhista e roteirista! Na própria edição pode-se perceber uma evolução no traço comparando as primeiras tiras com as ultimas do álbum. E algumas coisas que o próprio Waterson já comentou que é quando você começa a trabalhar com um personagem sobre as possibilidades de roteiro para com o mesmo, e coisas que você não pode fazer. Algumas tiras aparecem com o Calvin em um grupo de escoteiros, coisa que depois Waterson percebeu que não cabia com o personagem pois ele não é do tipo que anda em grupos, não funciona.

E Foi Assim Que Tudo Começou é uma leitura excelente, apesar das cagadas da editora eu recomendo fortemente, principalmente se você não conhece o personagem, começar a pegar suas histórias do inicio.



Nota:

1 comentários:

Rocco terça-feira, dezembro 04, 2007  

o importado sai mais barato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores