Miracleman pode ser reeditado

>> quarta-feira, maio 13

Miracleman, um dos melhores personagens dos comics pode voltar depois de tanto tempo envolvido em uma briga judicial envolvendo Gaiman e McFarlene, parece que o personagem vai acabar nas mãos do cara que o criou, Mike Anglo. Mas afinal, por que tantas brigas por esse personagem? O que tem de tão especial nele?

Resumindo a história pra vocês, lá pelos anos 50 uma editora na Inglaterra publicava os quadrinhos do Capitão Marvel, mas a editora National Periodicals (atual DC) ganhou um processo contra a editora americana que fazia o Capitão Marvel alegando que ele era plágio do Superman. Ai a editora inglesa que não queria perder a publicação teve a genial idéia de criar o seu plágio do Capitão Marvel (o plágio do plágio, que maravilha) e criou o Marvelman, que era a mesmissima coisa, um cara que grita uma palavrinha (no caso Kimota) e se transformava e tinha ao seu lado parceirinhos mirins para lhe ajudar. A revista durou um tempo mas depois parou, ai nos anos 80 Alan Moore pegou o personagem e deu uma renovada sensacional nele, saindo daquela coisa bobinha e caretinha e elevando a história pra algo bem mais adulto. Quando começou a sair nos EUA o nome foi mudado para Miracleman por causa da Marvel Comics. Depois que Moore acabou seu arco Neil Gaiman começou o seu mas nunca conseguiu conclui-lo pois a editora foi para as picas, e é ai que começa o problema legal. Parte do personagem seria do Moore e outra da editora, depois que terminou sua saga ele passou os seus direitos para Gaiman, e quando a editora faliu a sua parte foi adquirida por Todd McFarlene, e ambos não se entendiam sobre o personagem, eles quase fizeram um acordo onde o Toddynho passava os seu direitos do personagem ao Gaiman e em troca ele não encrencava mais com os direitos da personagem Ângela que apareceu em uma história escrita por ele, mas isso não aconteceu e por isso a Ângela morreu nas histórias do Spawn e nunca mais voltou.

Essa briga vêem se arrastando por anos, mas agora o Alan Moore disse que isso pode se resolver pois segundo ele os envolvidos no retorno do personagem foram iludidos sobre os direitos do personagem, que pertenceria a seu criador Mike Anglo. Anglo hoje tem 93 anos e está com sua esposa doente, por isso o pessoal está se apresando para fechar os acordos necessários para republicar a fase de Moore com o personagem, cuja renda da primeira tiragem será toda entregue a Anglo. Também existe a possibilidade de rolar um desenho animado que a pedido de Moore teria seu nome retirado dos créditos e toda a renda iria para Anglo.

Espero que isso acabe se confirmando e saia esse encadernado, pois a história é muito boa para ficar empacada por causa daquele tonto que criou o Spawn. Já o desenho animado não sei não, muito provavelmente vai ser uma porcaria como qualquer tentativa de se adaptar uma obra de Alan Moore, mas o barbudinho é gente boa, vai liberar uma adaptação de obra dele (coisa que detesta) pra ajudar o rapaz que tá precisando. Esse é o cara!

Pra você que nunca leu Miracleman baixe já clicando aqui.

1 comentários:

Agronopolos quinta-feira, maio 14, 2009  

Realmente...
Tá certo que ele é uma supinhação do SuperHomem mesmo
Mas a fase do Alan Moore muito melhor que a fase Gaiman (afinal a forma dele Funfa somente lá no Sandman e muito bem)
Mas ká entre nós ela merece um final decente, e ao autor tb merece isso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores